Wednesday 3 September 2008

Colher de pau


Voce ja notou que onde ha algo para comer, as pessoas se reunem e celebram o alimento, mesmo que seja algo super basico?
Admiro alguns habitos alimentares de certas culturas, e os que me chamam mais atencao sao os dos paises arabes. Primeiro, porque os arabes de uma forma geral, veem as horas das refeicoes como algo realmente sagrado - a familia se reune em volta do recipiente cheio de alimento, todos dividem o alimentos, fazem usas oracoes, comem com as maos - quer algo mais genuino que isso? Mesmo sem usar talher eles estao longe de parecem menos civilizados por causa disso. O que vale mesmo sao as tradicoes culturais, o amor, a reuniao familiar entre outras coisas... Ja no mundo dito civilizado, Londres, Inglaterra, cidade de um pais desenvolvido, as vezes da uma certa repulsa ver como certos ingleses se alimentam: de boca aberta e pior: com o alimento na boca, nao fazem uso adequado de talher, gesticulam e falam alto a mesa entre outras coisitas mas...

Cresci numa casa onde sempre se cozinho muito. Minha avo, recem-falecida, Lulu, nordestina, sempre foi muito farta. Para voce ter uma ideia, em seus tempos aureos, ela comprava filet mignon para alimentar os seus caes. Um pouco over, mas fazer o que? Os domingos la em casa, sempre foram sinonimos de muita fartura, onde a mesa de 20 lugares da copa-cozinha era facilmente disputada pelos comensais mais selvagens. O menu de domingo sempre se repetia: quentinhas de churrasco misto, compradas numa churrascaria gaucha. Apesar da repeticao, tudo era saboroso, bom e ninguem enjoava das iguarias. Alem do que era o unico dia de descanco que a minha pobre avo, que trablhava arduamente no comercio que tinha, havia de folga.

Um dos paladares de infancia que eu gardo ate hoje e o macarrao com molho de carne assada que a minha avo fazia. Algo simples, mas ao mesmo tempo tao sofisticado, pois o molho da carne era tao leve, numa cor meio amadeirada e tinha um gosto de especiarias. Nem sei quais seriam.
Acho que por causa da minha avo e por ja ter andado por mais de 50 paises hoje em dia eu tenho verdadeiro amor pela gastronomia.

E claro que meu paladar ficou mais requintado. Amo fois gras, lobster bisque, o que nao passa de uma sopa metida de lagosta, mas boa..Outras sopas que amo sao Clam Chrowder, que sempre tomo nos Estados Unidos. E a primeira coisa que faco quando estou em Manhattan ou em Sao Francisco. Seu gosto e quase orgasmico. Se nao for melhor. Quando chego do trabalho, apos um dia cheio, me enfio na cozinha e deixo a imaginacao rolar.

Muito do que sei, como disse antes, aprendi eu mesmo, vendo vovo cozinhando, as secretarias que tivemos e atraves das minhas viagens mundo pelo mundo. Todos ja aprovaram meus quitutes. Dizem que sou um vrai cordon bleu, mas eu mesmo nao poderia julgar...Mas modestia a parte, acho que me defendo. Em casa, meus pratos sao todos piece monte. Nada de por travessa na mesa. Os pratos ja vem montados e aquecidos para mesa. Prefico assim. Gosto de uma mesa clean. Ontem cansei de tanto requinte e me joguei num picadinho - morro de medo de panela de pressao, mas consegui usa-la em maiores estragos - e fiz um farofao, bem com cara de despacho...Ficou bommmmmmmmmmmmmm!

No comments: